Segundo ao art 1º da INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1234, DE 11 DE JANEIRO DE 2012:
A retenção de tributos incidentes sobre pagamentos efetuados a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços pelos órgãos da administração pública federal direta, autarquias, fundações, empresas públicas federais, sociedades de economia mista e demais entidades das quais a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social sujeito a voto, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execução orçamentária e financeira no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), obedecerá ao disposto nesta Instrução Normativa.
Contate a sua contabilidade em caso de dúvidas.
As configurações a seguir, só estão disponíveis a partir da versão
10.24.01.06
do sistema Rz Business.
Caso necessário, atualizar para esta versão ou superior.
OBS.:
Para os valores de retenção serem refletidos no título ou recebimento, é necessário que a NOP gere financeiro no faturamento.
Caso contrário, os valores de retenção não poderão ser calculados nos títulos e/ou recebimentos gerados. Lembrando que, sem o faturamento, o CFOP de saída, utilizado para determinar a Classe Fiscal, não pode ser determinado.
Acesse o menu Cadastros > Fiscal > Alíquotas
e selecione a tributação a ter a retenção. Também é possível no atalho CTRL+M
buscar a tributação a que configurar.
Caso precise, repita o processo para cadastrar todas as alíquotas necessárias para a retenção.
Acesse o menu Cadastros > Fiscal > Regime Tributário (Natureza Pessoa)
, ou no atalho CTRL+M
busque Natureza Pessoa
.
Fiscal > SPED
, selecione o Indicador de Natureza da Retenção na Fonte
;OBS.: Esta natureza deverá ser informada, exclusivamente no cadastro do parceiro que irá utilizar a retenção. Este cadastro será utilizado para a classe fiscal que terá retenção e tem reflexos na geração do SPED PIS/Cofins.
Acesse o menu Cadastros > Fiscal > Cadastro de Classe Fiscal
, ou no atalho CTRL+M
busque Classe Fiscal
.
Novo
para adicionar uma nova classe;Repita a operação para todas as configurações de Classe Fiscal utilizadas para o cliente da retenção.
OBS.: PIS/Cofins só irão gerar a retenção caso as aliquotas e a flag "Reter PIS e Cofins" estejam informadas. Caso esteja diferente, a retenção será nula.
As retenções de PIS/Cofins irão incidir diretamente no SPED Contribuições, tanto na tela de geração da apuração, quanto nos registros F600, 1300, 1700, M200 e M600 do arquivo SPED.