O sistema Razem possibilita a emissão e gestão de diversos documentos fiscais, sendo alguns deles:
Para emitir documentos fiscais, é necessário, além de outros pré-requisitos como um certificado digital, configurar como será a emissão no sistema. Para isso, existe a tela Cadastros > Fiscal > Configurações para Emissão de DFe. Através dela são configurados o ambiente de emissão, tags adicionais para o XML, diretórios, o certificado, e o envio de e-mail.
Tela para Configurar Emissão de Documentos Fiscais.
Seleção: Nota Fiscal Eletrônica
A configuração do Ambiente serve para informar se aquela empresa emite ou não o documento fiscal, e se essa emissão será no ambiente de produção que é o real, ou no ambiente de homologação (usado para testes).
A configuração do e-mail serve para que o documento fiscal emitido seja enviado para o e-mail do parceiro.
A emissão de Nota Fiscal de Serviço varia de cidade para cidade, pois este ambiente é de responsabilidade da prefeitura. Dessa forma, podem existir divergências na forma como os campos são tratados na emissão.
A partir do dia 11/04/2022 a Sefaz do Rio Grande do Sul (SVRS) passará a aceitar apenas o protocolo "TLS 1.2" para a emissão de Notas.
Estados que utilizam o ambiente SVRS:
AC, AL, AP, CE, DF, ES, PA, PB, PI, RJ, RN, RO, RR, SC, SE e TO.
Alguns estados já anteciparam a mudança, como o Espírito Santo.
Os modelos impactados serão:
Atenção quanto à versão do Windows! Caso seja muito antiga (por ex.: Windows Server 2003 e Windows XP), não há a possibilidade de ativar o TLS 1.2. Neste caso é necessário atualizar o Windows para uma versão mais recente, ou então não será possível transmitir Notas Fiscais."